Presos iniciam motim em presídio em Neves: 'vai rolar sangue'

AILTON DO VALE
Na esteira dos massacres no Amazonas, em Roraima e no Rio Grande do Norte, os presos encarcerados no Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, iniciaram uma rebelião na noite desta segunda-feira (16).
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um dos presos faz as seguintes ameaças: “Vamos meter fogo em tudo. Vai queimar e morrer gente. Não é brincadeira. Vai rolar sangue”, diz o homem encapuzado, acompanhado de outros presos.
Veja:
Em outra gravação, os presos mostram a queima de colchões em uma das alas do presídio. O Corpo de Bombeiros confirmou que entrou no presídio Antônio Dutra Ladeira para tentar apagar as chamas.
A Polícia Militar (PM) informou que militares do 40º Batalhão estão no local. Segundo a corporação, os detentos promovem "quebradeiras" no presídio enquanto familiares, do lado de fora, protestam contra a nova direção do presídio. 
Procurada, a Secretaria de Administração Prisional (Seap) ainda não se posicionou sobre a rebelião.
Protesto contra tortura

Mais cedo, um grupo de detentos de três pavilhões realizou uma manifestação na unidade. Os presos recusaram o café da manhã e reclamaram de tortura psicológica, física, falta de atendimento médico e psicológico e assédio contra familiares por parte dos agentes penitenciários.
O Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil foram acionados para uma conversa com os detentos, que se aglomeraram no pátio do presídio. Após a negociação, os presos aceitaram a alimentação, informou a Seap.

Em nota, a Seap não confirmou as alegações dos detentos, mas informa que “apura todas as denúncias que chegam ao seu conhecimento, observando normas e preceitos legais pertinentes, a exemplo do amplo direito de defesa e do contraditório”.
Aguarde mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário