Eu e o RN: Jundiá/RN é a primeira cidade destacada na coluna

O Blog Senador Georgino Avelino Minha Cidade, está trazendo a cada dia através da Coluna "Eu e o RN", as histórias de diversas cidades que fazem partem do estado do Rio Grande do Norte.  A primeira cidade para a Coluna "Eu e o RN" é a cidade de Jundiá/RN.
O Município de Jundiá/RN, está distante 67 quilômetros de distância de Natal, capital do estado. Entretanto, Jundiá é um município pequeno, com uma população estimada em pouco mais de 3. 800 Habitantes.
O processo de povoamento do território de Jundiá está diretamente vinculado ao Riacho Jundiá e ao Rio Araraí, com suas águas transformam a área em terras boas para o cultivo de lavouras. A possibilidade de desenvolvimento e de progresso a partir da atividade agrícola. Desde cedo atraiu trabalhadores de outras partes da região, que fixaram moradia na localidade, dando início ao povoamento vinculado ao município de Várzea.
A povoação de Jundiá de Cima em 4 de abril de 1963 conquistou à categoria de distrito Administrativo, através da Lei nº 2.874, sancionada pelo então Governador, Dr. Aluízio Alves, subordinado ao município de Várzea, e está a 67 quilômetros de distância de Natal. Progredindo gradualmente, a localidade começou a despertar para o desejo de emancipação.
Em 9 de janeiro de 1997, chegou a autonomia política administrativa, através da Lei nº 6.985, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Garibaldi Alves Filho, quando Jundiá tornou-se município, desmembrado de Várzea, localizado na Mesorregião Agreste Potiguar e microrregião do mesmo nome.
Com uma área territorial de 45,26 quilômetros quadrados, equivalente a 0,09 por centro sobre o território estadual,que foi instalado no dia 1º de janeiro de 2001, com a posse do primeiro prefeito Manuel Luiz do Nascimento, eleito em 1º de outubro de 2000, governando até 1º de janeiro de 2005, quando passou para Tiago Saturnino de Freitas, eleito em 3 de outubro de 2004, derrotando o primeiro administrador que não foi reeleito.
O primeiro delegado de polícia de Jundiá foi o 3º sargento PM Jair Gomes da Silva que foi nomeado em 15 de abril de 2001. O Decreto Estadual nº 16.548, de 9 de dezembro de 2000 transformou em estabelecimento de ensino médio, a Escola Estadual Vereador Luiz José do Nascimento – Ensino Fundamental
A Câmara Municipal foi instalada no dia primeiro de janeiro de 2001. O Termo Judiciário de Jundiá é subordinado a Comarca de Santo Antônio do salto da Onça.
ECONOMIA – Sua economia é voltada para o cultivo da terra e atividades de criação. Em Jundiá ocorrem também incidências minerais de Tungstênio. O artesanato apresenta vários trabalhos desenvolvidos a partir da fibra do sisal, como bolsas e chapéus.
FESTAS TRADICIONAIS: Janeiro, festa de emancipação política; Junho, Festas juninas. Santo Antonio, São João e São Pedro; Dezembro, festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.
Prefeito anterior: José Roberto de Souza, Beto de Izaias, como conhecido.  Nasceu no sítio Rego de Pedras, Jundiá-RN. Viveu sua infância e adolescência trabalhando na roça.
Aos 17 anos mudou-se para Natal (Capital do RN), onde começaria sua carreira profissional, em Natal beto começou a trabalhar recebendo meio salário, alguns anos depois virou comerciante nas feiras da cidade, logo após abriu uma lanchonete próximo a rodoviária em Natal, após alguns anos voltou pra Jundiá (cidade natal) e abriu uma padaria, logo após vendeu a padaria e abriu um mercadinho em Natal, depois vendeu o mercado e abriu um armazém em Parnamirim-RN.
Atual Prefeito: José Arnor da Silva, 56 Anos de idade, Natural de Várzea-RN. O mesmo foi candidato pelo PSD em 2016, e venceu a eleição com 51,55% dos votos, o equivalente a 1,743.
A nova legislação da Câmara Municipal da cidade é composta por oito Vereadores, são eles: Joel, João Maria, Raniere, Serginho, Carlos, Welliton, Aecio e Lucas
Os arquivos de imagens, foram feitas no ano de 2015. Está é a primeira edição da coluna "Eu e o RN", nesta quarta-feira, nosso Blog trás para os internautas a história completa de outra cidade potiguar.

Um comentário:

  1. Gostei da Iniciativa do Blog. Retomar aos leitores a verdadeira face dos municípios potiguares.

    ResponderExcluir