Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de Arez encerraram nesta sexta-feira (09) a Semana do Meio Ambiente com grande atividade no Porto de Patané

Nesta sexta-feira (09/06), finalizando as Atividades da semana do Meio Ambiente na cidade de Arez/RN, promovida pela Secretária Municipal do Meio Ambiente juntamente com a Prefeitura municipal, foi realizado durante a manhã no distrito de Patané um multirão de Limpeza no Porto do Galvão. A atividade contou com ajudas das Escolas, Municipal e Estadual do distrito. 
Após, o Secretário municipal de Meio Ambiente Maurício Viana, juntamente com representantes de diversas entidades do Estado, realizou uma conversa juntamente com os pescadores da Comunidade, destacando principalmente a Preservação da Natureza e o Sustento dos Pescadores daquela Comunidade. Na oportunidade, estiveram presentes, representantes da ONG Oceânica com o projeto Mangue Mar e a EMATER Regional, com projetos de orientação aos pescadores.
Ainda no distrito de Patané, o Secretário municipal Maurício Viana, juntamente com as equipes, fizeram uma visita ao Porto, onde, muitos pescadores, por ali passam todos os dias na busca por Crustáceos, Moluscos, Mariscos, e Peixes. O referido Porto, dá acesso a Laguna Guaraíras, lugar, onde sai o sustento de muitas famílias do Distrito de Patané. 
Os representantes das entidades do estado, também, debateram a importância da concha do "liliu". O "liliu" é encontrados no litoral e nas margens da laguna Guaraíras. No Porto, o que chama bastante atênção é o acúmulo de Conchíferos. Segundo observadores, essas conchas, servem também para a Fabricação de Tijolos Artesanais. Portanto, com as informações levadas diretamente aos pescadores da comunidade, os pescadores poderão reaproveitar as Conchas jogadas, para que de outra forma reaproveitem 100% do seu pescado.
A semana do Meio Ambiente na cidade de Arez, teve diversas exposições, debates e um aperfeiçoamento no conhecimento daqueles que ainda teriam dúvidas relacionadas ao Tema.
Portanto, pela primeira vez, o município tem uma atuação bastante útil, sendo assim, pode se dizer que Arez, foi o único município do Rio Grande do Norte a ter uma programação estendida, com um grande aperfeiçoamento Ambiental para a população. Com duração de nove dias de atividades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Arez fecharam com chave de ouro uma das semanas mais importantes que é a "Semana do Meio Ambiente", que ficará marcada no município e nos distritos.

Vídeo; Momento da ferventação do Crustáceo "Liliu" em Patané

Vídeo; Representante da  ONG Oceânica na Semana do Meio Ambiente em Patané
Vídeo; Fala de Representante de Entidade na semana do Meio Ambiente
Vídeo; Fala do Secretário Maurício Viana no distrito de Patané na semana do Meio Ambiente




























Nenhum comentário:

Postar um comentário