Caravana das Águas luta por retomada das obras do Velho Chico

Dando continuidade à luta pela retomada das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) participará, no próximo fim de semana, da Caravana das Águas, por iniciativa da senadora Fátima Bezerra, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, em parceria com as Assembleias Legislativas da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

O grupo, formado por senadores, deputados, religiosos e ativistas de movimentos sociais, visitará, no domingo (19), Terra Nova (PE), Jati (CE) e São José de Piranhas e Cajazeiras (PB). Na segunda-feira (20), participará de audiências públicas em Pau dos Ferros e Caicó (RN).

Segundo Fátima Bezerra, o objetivo da Caravana das Águas é fiscalizar tanto o andamento das obras físicas do Eixo Norte, que vai permitir que as águas do Velho Chico finalmente cheguem aos sertões paraibanos e do RN, como as obras sociais derivadas do Projeto de Integração do São Francisco. “A Caravana tem um papel mobilizador, para conscientizar a sociedade civil sobre a importância de pressionarmos o governo para retomar e finalizar as obras, que estão paralisadas desde julho do ano passado”, afirmou.

A Caravana contará, ainda, com representantes da Igreja Católica, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), de prefeitos e da sociedade civil organizada.

Ao todo, serão beneficiadas cerca de 7 milhões de pessoas com a conclusão das obras do Eixo Norte. Para Mineiro, que tem acompanhado de perto a questão, o momento é de união dos mais diversos setores para a concretização desse sonho. “Temos mais de 90% da obra concluída, mas se não mobilizarmos o estado, não veremos as águas chegarem aqui”, ponderou.

As águas do Rio chegarão ao RN por meio de dois ramais. Com a perenização do Rio Piranhas/Açu, chegarão à região do Seridó. Já pela construção do Ramal do Apodi, será resolvido o problema de falta de água dos municípios do Médio e Alto Oeste.

Foto: Vlademir Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário