Gleisi e Lindbergh lideram ranking de influenciadores no Facebook

Presidenta do PT teve a maior média de interações por postagem no Facebook na última semana. Líder do PT no Senado ficou em terceiro lugar
A presidenta nacional do PT,  Gleisi Hoffmann, eleita há um mês, assumiu a liderança do ranking dos maiores influenciadores políticos do Brasil nas redes sociais. O ranking, feito pela Gazeta do Povo, mostra os políticos que têm mais seguidores e maior engajamento no Facebook, além das postagens mais populares.

Segundo o cálculo, na semana do dia 26 de junho ao dia 2 de julho, a senadora atingiu um escore de 13,01. O valor indica o engajamento dos seus seguidores e quanto mais alto o escore, mais engajados são os seus seguidores.
Ao longo dessa semana, Gleisi publicou 88 vezes no Facebook, alcançando um engajamento médio de 7.735, ou seja, o índice representa a média de interações por postagem. Ao todo, a senadora tem 883.387 seguidores no Facebook e 217.275 no Twitter.

O senador Lindbergh Farias também aparece no ranking e ocupa o terceiro lugar. Segundo o jornal Gazeta do Povo, a ferramenta foi lançada para avaliar também quem está estimulando o debate político no Brasil, já que ano vem começa a corrida presidencial.

Para o cientista político e professor da PUC-PR, Luiz Domingos, as redes sociais se tornaram importantes para as campanhas eleitorais. “A última revolução semelhante que tivemos na política, da grandeza como acontece no Facebook e no Twitter, foi nos anos 50 com o surgimento da televisão, quando os partidos passaram a ficar em segundo plano e criou-se uma relação direta entre políticos e eleitores”.
Ainda segundo Domingos, as redes sociais não decidem uma eleição, pois o acesso à internet no Brasil ainda não é democrático. Porém, Facebook e Twitter despontam como importantes medidores das oscilações e tendências da opinião pública.
O cientista político também ressaltou algumas questões que explicam o sucesso das interações no Facebook de Gleisi. “Principalmente porque ela se tornou presidenta nacional do PT. Além disso, pesquisas recentes apontam que o fato de o PT ter saído do centro da Lava Jato ajudou o partido a retomar uma linha ideológica e conquistar novos admiradores. Ir para a oposição fez bem à imagem do PT”, afirmou.

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