“Eu quero saber por que o país tava bom e piorou tanto”, diz Lula

Após atravessar o rio São Francisco de barco, o ex-presidente Lula chegou em Penedo (AL). Lula voltou a fazer fortes críticas ao governo golpista. “O tempo que eu tiver eu vou estar ao lado do povo, tentando derrubar esses golpistas que tomaram o poder sem nenhum voto”, disse ele. Lula passou pela cidade como parte do projeto Lula Pelo Brasil.

Para Lula, o essencial em um governo é olhar para o povo mais pobre deste país, coisa que o governo golpista não sabe fazer. “Não é possível governar só olhando estatística do Banco Central, cortar, cortar, cortar”, disse ele. “Pra que a gente quer um presidente da República que não sabe governar, só sabe vender as coisas que o Brasil tem?”, questionou Lula.

“Eu quero conversar com o povo para saber porque esse país tava tão bom e porque piorou tanto”, disse. “Porque criamos 22 milhões de empregos com carteira assinada e agora tem 14 milhões de desempregados?”, perguntou.

Lula também criticou a reforma da previdência. Para ele, o governo golpista que jogar toda a culpa do déficit da previdência nos mais pobres. O ex-presidente recordou que de 2004 a 2014, a previdência apresentou 10 anos de superávit. “Quando a economia cresce, o salário cresce, a previdência cresce”, disse ele. “E quando a economia cai, o salário cai, a previdência cai”, afirmou.

“Se o Temer não sabe que o povo pobre desse país movimenta a economia de um pequena cidade com o dinheiro da aposentadoria, ele deve saber que o dinheiro que gasta com aposentadoria rural é menos que os R$ 14 bilhoes que ele gastou pra comprar deputado para votar contra a denúncia dele”, afirmou Lula.

Lula lembrou que as cidades estão precisando de investimentos em saneamento e em obras de infraestrutura, e que para ele, o país só está bem quando as cidades estão bem. “É na cidade que o povo mora, que o povo tem escola, que o povo bebe água, se a cidade está bem bem, o país está bem, se a cidade está mal, o país está mal”, disse.

“Vocês sabem o que está acontecendo no país e o que está acontecendo comigo”, afirmou Lula. “O dia que eles provarem um erro meu, eu terei coragem de vir para a praça de Penedo pedir desculpas ao povo brasileiro. Porque se eu não tinha coragem de mentir para a minha mãe, eu não terei de coragem de mentir para o meu povo”, disse ele.
Para Lula, a elite não quer que ele seja candidato.”Se eu puder ser candidato, eu vou ser candidato pra ganhar eleições, e se eu ganhar as eleições, eu vou provar para eles como a gente vai cuidar desse pais, como vai cuidar do povo, como vai investir em educação, vai investir em saúde”, disse.

Mais críticas
O senador Renan Calheiros e o governador de Alagoas, Renan Filho, exaltou os governos do ex-presidente Lula e criticou o corte de recursos para o combate ao trabalho escravo, anunciado pelo golpista Michel Temer.

“O governo do Lula é um governo do povo, para o povo, e o Brasil viu o seu resultado
diferente desse governo de agora com o qual não podemos concordar. (Um governo) Que vai ampliar esse rombo para R$ 170 bilhões, enquanto corta recursos do programa Bolsa Família”, disse.

“Nós observamos as pessoas mais pobres consumirem mais em suas cidades. O cidadão passou a ter direito a ter um salário mínimo decente. O cidadão passou a ter direito de ir à farmácia com regularidade. O governo investiu em quem mais precisa. Alagoas, esse estado pequenininho, mas valente, que tem a maior interiorização da Universidade Federal e ainda vai acontecer muita coisa boa por aqui”, afirmou Renan Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário