Notas & Informes: Prefeito de Lagoa Nova surge como nome de consenso para presidir Femurn a partir de 2023

 

Garibaldi e Walter Alves - Foto: Reprodução


O ex-governador e ex-senador da República Garibaldi Alves Filho vai assumir o MDB em janeiro próximo, e o partido do hoje vice-goernador eleito Walter Alves vai cobrar a fatura de um acordo de 2021 na sucessão da presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). O MDB tem cerca de 40 prefeitos filiados ao partido e foi importante na reeleição da goernadora Fátima Bezerra (PT), que venceu no 1º turno das eleições de outubro passado. O MDB quer se somar à liderança do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, que preside o PSDB, segundo maior partido com 35 prefeitos hoje.

A Femurn é conduzida pelo grupo do senador eleito Rogério Marinho (PL) e tem como titular o prefeito Babá Pereira, de São Tomé, que foi coordenador da campanha vitoriosa de Rogério ao Senado. Mas, a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República no último dia 30 enfraquece um projeto de reeleição de Babá Pereira na Femurn. Em 2021, após vencer com uma chapa de consenso, Babá declarou à imprensa na época: “Esse gesto do prefeito Luciano Santos e do seu grupo foi muito importante para fortalecer a união e o municipalismo. Assim nossas metas e ações para o biênio 2021-2022 sairão ainda mais fortalecidos. Parabenizo Luciano por ter retirado sua candidatura em nome do consenso”, disse.

Apoiador da chapa “Farinho”, Fátima (Governo) e Rogério (Senado), Luciano Santos do MDB de Lagoa Nova caminha para ser o nome que reunirá as duas alas. Advogado, hoje ele é o 2º vice-presidente da entidade, indicado pela região Seridó, que tem 25 gestores filiados à Femurn. Na última eleição da Femurn, o prefeito de Lagoa Noa chegou a abrir mão da disputa para não ter discórdia na entidade. Agora, Babá Pereira deve abrir mão da reeleição e apoiar Luciano Santos, que transita na base aliada da Governadoria, passando pelo rogerismo.

Senado

Sonho do potiguar Rogério Marinho (PL) caso Jair Bolsonaro tivesse sido reeleito, a presidência do Senado caminha para continuar com o mineiro Rodrigo Pacheco, do PSD. Na conversa que teve com Lula ontem, “o chefe do céu” mostrou total apoio ao petista na missão de aprovar medidas legislativas que viabilizam gastos sociais na largada do governo. Pacheco sai fortalecido em seu projeto de reeleição na Casa.

Câmara

Também ontem aconteceu em Brasília o primeiro encontro entre o presidente eleito Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que foi aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas. Lira é adversário político do senador Renan Calheiros (MDB) em Alagoas. Lira também quer à reeleição em mais um biênio na Câmara dos Deputados.

MP/RN

A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, tinha preferência por Marcos Aurélio de Freitas Barros para o cargo vago no Tribunal de Justiça. Mesma opção do ex-procurador Eudo Leite. Os dois têm um relacionamento institucional muito bom com a governadora Fátima Bezerra (PT), que escolheu Maria de Lourdes Azevedo.

Toga

O presidente eleito Lula da Silva (PT) terá direito a duas indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) já em 2023, primeiro ano de mandato. O petista ainda poderá indicar dois nomes ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com exceção da Corte Eleitoral, as indicações aos tribunais superiores dependem do aval do Senado Federal.

Ipanguaçu

Mais um município potiguar terá que passar por novas eleições. Desta vez, Ipanguaçu teve seu prefeito cassado após recorrer de decisão emitida em junho deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou uma audiência de julgamento na tarde de quarta-feira 9, com duração de mais de duas horas, que decidiu pelo afastamento imediato do prefeito Valderedo Bertoldo e sua vice Maria Carmelita.

Vacâncias

No Supremo, o ministro Ricardo Lewandowski (foto) irá se aposentar em maio, enquanto a atual presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, deve deixar o tribunal no mês de outubro.

agorarn

Nenhum comentário:

Postar um comentário