Apoio da Guarda Municipal ajuda na retomada de serviços públicos essenciais, como transporte coletivo e coleta de lixo
Viatura da Guarda Municipal de Natal: parte de programa que ajuda a retomar serviços essenciais para população - Foto: Ilo José / Prefeitura do Natal
A atuação da Prefeitura de Natal, com ações realizadas principalmente pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes) e Guarda Municipal, mas integradas com outras pastas, está contribuindo no enfrentamento aos ataques criminosos registrados há mais de uma semana na capital e em mais de 40 cidades do Rio Grande do Norte. A Prefeitura criou o plano “Proteger Natal” para ajudar a restabelecer serviços públicos essenciais que estavam paralisados.
O “Proteger Natal” foi criado por orientação do prefeito Álvaro Dias, com o objetivo de reforçar a segurança nas garagens das empresas que operam os transportes coletivos e escoltar caminhões que fazem a coleta de lixo. Deve ser expandido nos próximos dias para também possibilitar a reabertura das Unidades Básicas de Saúde na cidade, ainda que de maneira gradual, até que a situação geral retome a níveis mais seguros para a população.
“A nossa cidade não pode parar por causa da ação de criminosos. Temos trabalhado dia e noite para que os serviços sejam retomados, não continuem paralisados e para que os cidadãos possam, aos poucos, voltar a ter acesso a esses serviços e, muito em breve, retomar sua rotina com segurança em Natal”, explica Álvaro Dias.
A operação emergencial consiste, entre outras coisas, na utilização de agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para apoio junto às equipes da Guarda Municipal. “Nossos agentes se prontificaram em ajudar nessa operação na segurança do transporte público e da coleta de lixo”, relata a secretária da STTU, Daliana Bandeira. “Como sempre temos feito na nossa gestão, as secretarias trabalham em conjunto, dando ainda mais consistência às ações”, completa o prefeito.
Além das ações diretas promovidas pelo “Proteger Natal”, o prefeito determinou a formação de um comitê municipal de crise para manter a estrutura e as equipes da Prefeitura em permanentes atividades e vigilância no combate aos atos criminosos. Integram o grupo, além da Semdes, da GMN e da STTU, as secretarias municipais de Governo (SMG), da Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur), a Urbana, e a Procuradoria-Geral do Município.
Embora a Constituição Federal não atribua aos municípios obrigações com a Segurança Pública, a Prefeitura de Natal se mobiliza para colaborar no combate à crise instalada. “Estamos vendo como aprimorar nossa contribuição à cidade e ao Estado para reduzir essa crise. A Prefeitura está em contínua mobilização e contribuindo para trazer de volta, o quanto antes, a normalidade das atividades e a tranquilidade para a população”, destacou o prefeito.
Guarda Municipal tem o dobro de efetivo nas ruas
Para garantir o reforço às ações de segurança em Natal neste momento de crise, a Prefeitura dobrou o efetivo da Guarda Municipal nas ruas de Natal. Os principais prédios públicos municipais também receberam segurança extra.
Uma das principais “armas” utilizadas nos atos criminosos para tentar espalhar o terror na população potiguar são os incêndios. Ônibus, motos e até residências foram alvos pela cidade e por todo o Rio Grande do Norte.
Utilizando seus órgãos de segurança, a Semdes e a Guarda Municipal, a Prefeitura tem realizado ações preventivas e conseguido evitar novos atos na capital potiguar. “A GMN continua firme na sua missão de servir e proteger e, nesse sentido, tem empenhado todo o esforço para garantir a segurança da população e do patrimônio público, sobretudo nesse momento”, afirma a secretária municipal de Segurança, Sheila Freitas.
Guarda Municipal passou a ter o dobro de efetivo nas ruas; prédios públicos municipais receberam segurança extra – Foto: Manoel Barbosa / Prefeitura do Natal
Uma das ações de prevenção ao crime e que contou com a agilidade no deslocamento de equipes da Guarda Municipal evitou, mais recentemente, que o Curral do município fosse incendiado. Alertada por denúncias da população, a equipe da GMN se dirigiu ao local e os suspeitos, ao avistarem a viatura, fugiram deixando o galão de combustível para trás. Apesar de buscas na região, a equipe da GMN não conseguiu capturar os indivíduos.
A prontidão da GMN em responder às informações recebidas e diligenciar agentes até o suspeito local contribuiu para evitar a possível ocorrência de um crime. A população pode fazer denúncias através do número 190. Toda a comunicação está centralizada no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) e a Guarda Municipal de Natal opera com uma cabine no local.
Na área de limpeza urbana, o serviço está sendo ampliado a cada dia. “A nossa ideia é ir, gradativamente, expandindo o roteiro da coleta no decorrer dos próximos dias, até retornarmos a normalidade”, aponta Álvaro Dias. “Vamos fortalecer a coleta do lixo, para impedir que haja um acúmulo excessivo de resíduos e, principalmente, evitar riscos à saúde das pessoas, ameaçada de sérios prejuízos quando a limpeza pública sofre interrupções”, complementa ele.
AGORA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário