Confira dicas de alimentação durante a folia do Carnaval

O carnaval chegou! E com ele as brincadeiras, bebidas, confetes e muita agitação. Para quem vai aproveitar e pular nos quatro dias de festa, alguns cuidados devem ser tomados para evitar transtornos à saúde. Nessa época, os foliões passam muito tempo fora de casa, pulam, gastam energia, às vezes bebem em excesso e se alimentam mal.
Além da tradicional ressaca, essa combinação explosiva podem acabar causando fraqueza, desmaios, infecções intestinais e desidratação. Por isso, é essencial prestar atenção no que vai comer e beber. Afinal, ninguém quer perder nem um minuto de festa por causa de descuidos.
A nutricionista Simone Rocha dá algumas dicas para não relaxar na alimentação durante o feriado prolongado. Alimentos ingeridos neste período devem ser leves, porém muito energéticos, para manter a resistência física. Ainda que irresistíveis, as refeições pesadas como churrascos e feijoadas devem ficar longe do cardápio do folião.
“Estas preparações devem ser evitadas, devido ao alto teor de gordura e difícil digestão. Após alimentar-se destas preparações, pode-se sentir sono e ‘falta de pique’. Nós chamamos isso de plenitude pós-prandial, ou seja, após o consumo, a pessoa pode sentir moleza, indigestão e falta de energia” relata.
Para quem quer curtir o carnaval sem abrir mão das bebidas alcoólicas, a profissional também sugere algumas opções para minimizar os efeitos: “Saia para folia bem hidratado, consuma bastante líquido, principalmente água, água de coco e isotônico. As bebidas alcoólicas e o calor são agentes desidratantes, por isso, entre um gole e outro, beba água”.
Antes de sair de casa, alimentos leves são os ideais. Uma salada e sucos nutritivos são as melhores opções. Entretanto, depois de tanto exercício físico e calor, os foliões merecem repor as energias com uma boa porção de carboidratos “Uma boa opção seria macarrão ao molho sugo ou bolonhesa. Evite molhos mais gordurosos, principalmente com queijo e creme de leite”. Ela ainda dá uma alternativa para os que querem se recuperar rápido e aproveitar as festas ao máximo: “Frutas, sanduíche natural, cereais integrais e um super suco de frutas com vegetais e gengibre” indica.
Para completar a lista de cuidados, Simone alerta para as guloseimas vendidas na rua: “Tenha cuidado ao se alimentar em ambulantes. Zele pela sua segurança alimentar e nutricional. Evite cachorro quente e molhos guardados em recipientes de plásticos das barracas, prefira sempre os em sachê. Cuidado com sanduíches à base de hambúrguer, queijo e ovos, prefira sempre o mais simples” alerta.
Confira algumas opções que a nutricionista sugere para saborear antes e depois das festas neste carnaval:
Sucos:

- Maçã, abacaxi e limão
- Abacaxi com hortelã e aveia
- Abacaxi e melancia
Saúde Plena
DN Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário