Você sabe que bichos simbolizam o Carnaval do Brasil?


Reprodução/Site GRES Beija-Flor de Nilópolis
Reprodução/Site GRES Beija-Flor de Nilópolis
Veja galeria de fotos

Na hora de escolher uma imagem para representar sua escola de samba, os foliões parecem ter uma preferência por animais.
Seja no Rio de Janeiro, seja em São Paulo, a quantidade de agremiações carnavalescas simbolizadas por bichos é impressionante.
A águia é a preferida. A ave imponente é a tradução de Portela, na Cidade Maravilhosa. Já entre os paulistas, representa a Nenê da Vila Matilde e, é claro, a Águia de Ouro.

E tem mais: em Salvador, o pássaro dá nome à banda de axé Ásia de Águia.

Divertido, não?

Os pássaros, aliás, parecem estar com tudo na folia. Basta pensar em Gaviões da Fiel (SP) e Beija-Flor (RJ) para se dar conta do favoritismo dos seres alados.

Já pertinho da avenida Paulista, a saracura é mascote da bateria do Vai Vai.

Mas as aves não pousam apenas nos desfiles. Em Pernambuco, o Galo da Madrugada comanda o frevo nas ruas de Recife. Trata-se do maior bloco do mundo, puxado por um boneco gigantesco em forma, é claro, do galináceo.

Depois dos pássaros, tigres e leões também aparecem com destaque nas avenidas carnavalescas.

A cada aparição da escola Império da Casa Verde no Sambódromo do Anhembi, tigres de todas as cores e tamanhos exibem seus dentes afiados - ainda bem que são apenas destaques dos carros alegóricos.

Já entre os cariocas, o tigre representa os Unidos do Porto da Pedra.

Parente do felino de pelo rajado, o leão traduz em imagem a garra dos foliões da Leandro de Itaquera.

E, para completar, a banda Chiclete com Banana, com sua pata de camaleão, embala o agito dos fãs de axé em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário