Foto: O Globo
O fenômeno da natureza, o furacão Irene, chegou no início deste sábado (27) aos Estados Unidos trazendo fortes ventos e ressaca no mar, com advertência de perigo. A notícia foi publicada pelo portal G1, com informações do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.
O mesmo furacão deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe e chega a Carolina do Norte com ventos máximos sustentados de 160 km/h, com alerta de furacão nos grandes centros urbanos do litoral dos EUA, incluindo Nova York.
De acordo com as informações do Centro de Furacoes, Irene ainda é um ciclone de categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, mas tocará o solo com categoria 1, no entanto, ainda considerado perigoso, pois a velocidade das rajadas de vento seguirá perto de 150 km/h.
As informações são de que o aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) chegará em Nova Jersey e Nova York até a costa de Massachusetts, incluindo as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket.
A central informa ainda que permanece em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a desembocadura do rio Merrimack, em Massachusetts.
Os meteorologistas recomendaram aos moradores que tomem precauções porque Irene causará ressaca extremamente perigosa, que deve elevar o nível de água entre dois e três metros acima da média normal.
Após passar pela Carolina do Norte, Irene se deslocará ao longo da costa nordeste dos EUA e afetará muitas cidades que se encontram na área, informou o meteorologista Félix García, do NHC.
Embora classificado na categoria 2, segundo o NHC, Irene tem perdido força durante sua aproximação à costa leste norte-americana.
No domingo, segundo o NHC, o fenômeno deve atingir o estado da Nova Inglate
A população de Nova York aguarda a chegada do furacão Irene, que pode alcançar a cidade neste final de semana e ser classificado como o mais intenso da história das medições do NHC.
Segundo o instituto, o Irene chegou a alcançar nesta sexta o nível 3 na escala Saffir-Simpson, com ventos a uma velocidade de 170 km/h, e chegou a possuir a mesma categoria do Katrina - o furacão que devastou Nova Orleans em 2005, com 1.700 mortos.
Fonte: Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário