Com sangramento na cabeça, idosa não é atendida na única UPA de Natal

G1 RN

No dia 14 de outubro, a idosa Rita Alves dos Santos sofreu uma queda e ficou ferida com um corte na cabeça. Sangrando, ela foi conduzida a duas unidades municipais de Saúde para ser atendida. Em nenhuma delas, no entanto, obteve êxito.

O vídeo ao lado mostra a senhora com dores, quase sem conseguir falar, esperando pelo socorro médico na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, a única unidade municipal de urgência e emergência na zona Norte de Natal.
Mesmo com sangramento na cabeça, idosa não foi
atendida na UPA de Pajuçara (Foto: Cesário Alves)
As imagens, gravadas pelo universitário Cesário Alves, que se indignou com a situação, mostram a angústia da idosa. Ele também registrou uma ambulância parada no estacionamento, sem condutor, o que não permitiu que dona Rita fosse conduzida para outra unidade.

Moradora de um abrigo para idosos, Rita Alves dos Santos foi levada à UPA do Pajuçara por um funcionário da instituição. No primeiro Posto de Saúde no qual buscou ajuda, não havia médico. Na UPA do Pajuçara, a idosa sequer foi avaliada pelo único médico de plantão naquela madrugada.

Na filmagem, o universitário relata que a idosa não contou com a ajuda, sequer, para ser retirada do carro no qual foi socorrida. Dentro da UPA, o acompanhante da idosa foi orientado a conduzi-la ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, na zona Leste da capital. No estacionamento da UPA havia uma ambulância disponível para o transporte. O que não tinha, porém, era um motorista naquela hora da madrugada. "A atitude dos funcionários da UPA do Pajuçara causou revolta nos outros pacientes e acompanhantes", comentou Cesário Alves.

Por telefone, o gerente administrativo da UPA do Pajuçara, Ivanderlei Freire, disse que desconhece o fato envolvendo a idosa e não há registros de relatos do caso. Ele ressaltou, entretanto, que a unidade sempre dispõe de médicos e condutor de ambulância de plantão. "Mas, dependendo da sutura, encaminhamos para outra unidade", disse Ivanderlei.

Sobre a confirmação da entrada da paciente na UPA, ele disse que somente o diretor médico, Danton Novaes, poderia acessar o sistema e passar a informação. Danton Novaes não estava na unidade na manhã desta sexta-feira (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário