Correios de Várzea devem instalar detector de metais, quer MPF/RN


com informações do G1 RN 
(Foto: Beto Bello/VNT)
O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF/RN) está requerendo à Justiça o cumprimento parcial de uma sentença proferida em julho deste ano que exige dos Correios a instalação de portas giratórias com detector de metais em agências que funcionam como correspondentes bancários e que foram alvo de mais de dois roubos no período de um ano. Segundo a determinação, agências de 73 município do estado se enquadram neste perfil.

O VNT já registrou outros três assaltos na agência dos Correios da cidade de Várzea, em 2010 foram registrados duas ações criminosas, em junho e novembro. Em abril de 2011 aconteceu mais um assalto.
.
Só este ano de 2012 a Agência dos Correios de Várzea/RN, localizada no centro da cidade também foi  assaltada  no dia 04 de setembro e em no dia 29 de novembro os Policiais militares do Destacamento de Várzea prenderam dois homens armados no final da  estacionados em um Gol prata, próximo à agência dos Correios do município.  Segundo o major Tavares, comandante do 8° BPM o alvo da dupla era a agência. “Além do revólver calibre 38, também encontramos no carro, sacolas plásticas que poderiam ser usadas para transportar dinheiro.

De acordo com o diretor regional dos Correios no estado, Francisco Gilberto de  janeiro até  meados de outubro, um balanço onde constavam que,, 102 unidades já haviam sido alvo de criminosos no RN. Em 2011 o número de assaltos  foi de 44 .

De acordo com o Ministério Público Federal, a sentença, datada de 9 de julho, previa 180 dias de prazo, a contar da intimação dos réus, para que os Correios instalassem as portas giratórias. A decisão ainda obrigava a empresa a manter, em todas as agências dos 73 municípios, pelo menos um vigilante armado durante o horário de funcionamento. Esta segunda medida, no entanto, ainda está sendo discutida em recursos na Justiça Federal e, por isso, não foi incluída na petição com pedido de execução provisória do MPF.
.
Contudo, o Ministério Público Federal já requereu o cumprimento da sentença quanto à obrigatoriedade de a União fiscalizar a adoção das portas giratórias e seu funcionamento. A petição, assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, ressalta ainda que a multa diária prevista na decisão judicial é de R$ 3 mil por dia em caso de descumprimento.

Os  73  municípios do RN que devem ter a segurança nos Correios reforçada

Arês, Barcelona, Baía Formosa, Bento Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Canguaretama, Ceará-Mirim, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho , Jandaíra, Januário Cicco, Japi, Jardim de Angicos, Jaçanã, João Câmara, Jundiá, Lagoa Salgada, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal, Nova Cruz, Nísia Floresta, Parazinho, Parnamirim, Passa e Fica, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Velho, Poço Branco, Presidente Juscelino, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serrinha, São Bento do Norte, São Bento do Trairí, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tibau do Sul, Touros, Vera Cruz, Vila Flor e Várzea

Nenhum comentário:

Postar um comentário