Forró da Lua, em Nísia Floresta, RN, recebe Elba e Dominguinhos

Elba Ramalho e Dominguinhos em um prêmio de música em 2008 (Foto: Felipe Panfili / G1)

O forró pé de serra de Dominguinhos e a energia de Elba Ramalho juntos numa noite especial, sob a luz da lua cheia e as bençãos de Luiz Gonzaga. É isto o que promete a edição especial do Forró da Lua, em Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal. A apresentação dos cantores será neste sábado, 1º de dezembro, a partir das 20h. Além dos artistas nacionalmente conhecidos, a festa terá a participação de convidados locais como Assum Preto, Zé Moré, Zé Barros, Trio Asa Branca e as crianças da Escola de Sanfoneiros.
Os portões abrem às 20h com apresentações de jovens da Escola de Sanfoneiros do Museu do Vaqueiro. Na sequência, shows dos sanfoneiros Zé Moré, Zé Barros e Trio Asa Branca, com participação da jovem sanfoneira Valdeane, de 12 anos. Depois tem Dominguinhos e banda, seguido do show de Elba Ramalho. Para quem aguentar o arrasta-pé, ainda tem Banda Assum Preto.
Elba Ramalho recebe Ordem do Mérito Cultural 2012Os ingressos para o Forró da Lua Especial Gonzagão estão à venda no Pittsburg ao preço de R$ 60,00. Também poderá ser adquirido na Tenda do Neneu, Posto São Luiz II, Panificadora Boca de Forno, Posto Planalto, Restaurante Chinatown, Real Car Equipadora, Posto Federal BR 101 e Pousada e Restaurante do Macedo. Na página virtualwww.forrodalua.com.br há os endereços de todos os pontos.
Elba Ramalho (Foto: Maurício Vieira/G1)

No começo de novembro, Elba foi condecorada com a medalha Ordem do Mérito Cultural, honraria outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) e entregue pela presidência da República a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira. Do Rio Grande do Norte, apenas Dona Militana recebeu esta medalha.
Com suas três décadas de 'jogo de cintura e olho na mistura', a cantora paraibana vai soltar a voz no Forró da Lua, palco onde já tocou em anos passados. No repertório, músicas como "Gostoso demais" (de Dominguinhos), "Canta coração", "Chorando e cantando" (Geraldo Azevedo), "Admirável gado novo", "Chão de giz" (Zé Ramalho), "Tropicana", "Frevo mulher", além de um set de forrozão puro, incluindo "Qui nem jiló", "Na base da chinela", "Eu só quero um xodó", entre outros. Este ano ela também regravou “Um bilhete pro seu Lua” e participou de discos como “Olha pro céu” e “O sertão de Luiz”. No Forró da Lua ela vem com a carga máxima de emoção. Também acaba de lançar o single “Forró Meio Envergonhado”, que estará no disco “Vambora lá Dançar”.
Elba Ramalho nasceu no interior da Paraíba, filha de músico, e começou na carreira artística como crooner do Quinteto Violado. Trabalhou como atriz e bailarina até ser selecionada em 1979 para a peça "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, onde se destacou por sua interpretação de "O meu amor".
Depois do sucesso na peça, gravou um disco pela CBS, numa época em que a gravadora investiu bastante em artistas nordestinos. Veio o disco "Ave de prata", e Elba então nunca mais parou de cantar. E a cantora, que tem nele um mestre, não poderia faltar a mais esta comemoração.
Dominguinhos em clima de DVD ao vivo
Dominguinhos foi atração da primeira noite do festival (Foto: Gabriela Alcântara/G1)

Maior autoridade no forró brasileiro, o pernambucano de Garanhuns José Domingos de Morais, o Dominguinhos, lançou pela primeira vez em 50 anos de carreira um disco todo gravado ao vivo. A gravação aconteceu em dois espetáculos que lotaram o concorrido teatro Sesc Pompéia, na capital paulista, que abriu suas portas a um público que gritava e aplaudia extasiado. "Dominguinhos ao Vivo", cujo repertório será apresentado no Forró da Lua, traz a excelência do forró nacional. O mestre Dominguinhos, com seu jeito simples, encanta o mais exigente ouvinte com canções como De Volta pro Aconchego, Gostoso Demais (ambas em parceria com Nando Cordel) e Tenho Sede (com Anastácia).
Canções como Eu Só Quero um Xodó, de 1973, já soma mais de 250 regravações em várias línguas, como o inglês, holandês e italiano. O artista também tem várias parcerias com Chico Buarque, em Tantas Palavras e Xote da Navegação, com Gilberto Gil em Lamento Sertanejo e Abri a Porta e com Djavan na bela Retrato de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário