Litoral Sul se prepara para a alta estação


Carla França - Repórter
Com a chegada das férias e do verão, aumenta a movimentação no Litoral Sul. Em muitas praias, chega a triplicar a quantidade de 'moradores' nos meses de dezembro e janeiro. E com esse boom na população, muitas vezes serviços oferecidos pelo poder público, como saúde, abastecimento de água e segurança, ficam a desejar.  As prefeituras e o Governo do Estado começam a definir as estratégias para evitar transtornos aos veranistas.
João Maria AlvesO movimento nas praias ainda é tranquilo, mas a sinalização já está em dia: placas dão orientações
O movimento nas praias ainda é tranquilo, mas a sinalização já está em dia: placas dão orientações

O movimento ainda é tranquilo nas praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios Barreta e Tabatinga, onde a maioria das casas de veraneio está fechada. A TRIBUNA DO NORTE percorreu  pontos do Litoral Sul para mostrar como estão alguns dos serviços básicos.

Acessibilidade 

O acesso às praias do Litoral Sul está em boas condições. As pistas estão sinalizadas e asfaltadas. Diferente das ruas de Natal, quase não se encontra buracos nas vias que dão acesso às praias.

Um dos poucos problemas encontrados pela reportagem da TN foi o avanço da areia das dunas na pista. A situação é mais complicada na praia de Camurupim.

No que diz respeito a sinalização os turistas não terão maiores problemas. Em todas as praias encontra-se placas com orientações sobre o local e velocidade.

Coleta de lixo

Com o aumento da população nas praias, aumenta também a quantidade de lixo produzido. Essa é uma das maiores reclamações dos nativos já nesta época do ano. Várias trechos das praias estão com dejetos espalhados nas ruas.
João Maria AlvesO lixo espalhado por diversos pontos, porém, é um problema a resolver: limpeza será intensificada
O lixo espalhado por diversos pontos, porém, é um problema a resolver: limpeza será intensificada
Na rua Beira Mar, vários sacos de lixo estão espalhados. Segundo moradores, a coleta não é feita regularmente.
O secretário de limpeza Urbana de Parnamirim, Gutemberg Xavier, informou que na terça-feira (18) terá início a Operação Verão. "Durante todo esse período de verão e até depois do Carnaval teremos 40 garis fazendo a coleta diária dos lixos", disse o secretário.

Ainda segundo ele, a prefeitura fará um trabalho de orientação com os veranistas para evitar que joguem lixo nas ruas, bem como orientar sobre os horários em que será feita a coleta.
Saúde
Durante os meses de dezembro e janeiro, o Hospital Márcio Marinho (na praia de Pirangi) recebe os casos de praticamente todas as praias do Litoral Sul. De acordo com a secretária de saúde são cerca de 12 mil atendimentos nesses meses.

"Para atender essa demanda nós vamos duplicar a partir do dia 20 deste mês a capacidade de profissionais e médicos do Márcio Marinho. Haverá dois médicos por plantão diariamente. Com relação aos outros profissionais estamos aguardando a lista da direção com as necessidades do hospital", disse o secretário de saúde Márcio César.
O Hospital Márcio Marinho atende casos de urgência e emergência de pequeno porte. Os casos mais graves devem ser encaminhados para outras unidades.
Abastecimento de água
Todo ano é a mesma reclamação: falta de água nas praias do Litoral Sul. Segundo a Caern esse problema acontece em virtude do aumento do consumo da água.
"O que acontece é o exagero no consumo. A produção de água é limitada, não temos como aumentar essa produção. A população tem que conter os excessos", disse o  gerente da regional Litoral Sul da Caern, João Alberto Dantas.

Segundo ele, a Caern providenciou equipamentos reservas e equipes de plantão para atuar nos casos de problemas técnicos. No verão, os poços que geralmente funcionam 18h por dia passarão a funcionar 24h.
Segurança
A Polícia Militar está planejamento da Operação Verão 2013. Segundo o coronel Alarico, as primeiras ações foram o reforço do policiamento durante o final de semana no litoral e viaturas, motos e a cavalaria patrulhando.

"A operação verão mesmo deve começar na próxima semana. Está aguardando liberação do Governo do Estado", disse o coronel.
João Maria AlvesPosto em Pirangi do Norte: promessa é de reforço no policiamento durante o final de semana
Posto em Pirangi do Norte: promessa é de reforço no policiamento durante o final de semana
Com relação a circulação  de carros e motos na beira mar, o comandante da PRE Natal e Grande Natal, major Cláudio Augusto Ferreira Alves , disse que a fiscalização será feita em parceria com o Detran. "No litoral sul são poucos trechos que se desce a beira mar com veículos. A maior concentração é no Norte. Mas vamos fiscalizar sim o cumprimento desta lei", disse o major.

A reportagem da TN não flagrou nenhum motorista circulando pelas praias do Litoral Sul.
Salva-vidas
Uma das praias que apresentam o maior número de ocorrência de afogamentos em todo o RN é Búzios. Por isso, será dada atenção especial ao local. Algumas placas de advertência já estão fixadas na areia da praia, mas na época do verão esse trabalho se intensifica.

"No verão todo dia tem salva-vidas espalhados pela praia. Além disso, eles colocam bandeiras com mensagens proibindo o banho em determinados pontos da praia. Essas precauções já evitaram muitos acidentes", disse o garçom Josimar Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário