Presente de Natal antecipado


ABC e América escaparam de penas mais pesadas do Superior Tribunal de Justiça Desportivas. Ambos os clubes se sentaram na cadeira dos réus para serem julgados pelas ocorrências acontecidas no clássico do dia 24 de novembro, pela última rodada da série B do brasileiro da atual temporada. As maiores penas ficaram para os atletas americanos Cléber e Michel Schmoller, e para o abecedista Bileu. Cada um vai ter que cumprir quatro jogos de suspensão. O zagueiro alvinegro Vinícius pegou apenas um jogo, enquanto Ricardo Baiano, Isac e Lúcio, todos do América, foram absolvidos. O técnico rubro, Roberto Fernandes, que também estava sendo julgado por suas expulsão, foi suspenso por duas partidas.
Rodrigo SenaRoberto Fernandes foi condenado a dois jogos de suspensão pelos problemas no clássico contra o ABC
Roberto Fernandes foi condenado a dois jogos de suspensão pelos problemas no clássico contra o ABC

Em sua defesa, Fernandes tentou argumentar, afirma que sua atitude foi causada pelo despreparo do árbitro da partida, o potiguar Suélson Diógenes. "Na minha concepção, o árbitro se perdeu e quis justificar carregando a súmula. Ele não conseguiu levar o clássico e acabou gerando essa confusão. Tudo ocorreu pela promoção da partida. Como o clássico não valia mais nada para as equipes, a imprensa destacou a sequência de cinco vitórias do clube americano sobre o ABC. Até agora não entendo como o árbitro vê a jogada, leva o apito na boca, mas segue o lance. Toda essa confusão foi devido à falta de critério, de ação da arbitragem. Afirmo que reclamei sim, mas não falei palavrões e nem mostrei dedos ao árbitro", disse o técnico americano.

Os clubes, que também corriam o risco de serem punidos de maneira rigorosa, puderam ficar mais aliviados ao término do julgamento. O ABC corria o risco de perder vários mandos de campo, já que foram atirado dentro do campo do Frasqueirão, que é propriedade do alvinegro, uma sandália e uma lata de refrigerante. Além disso, pesava contra o ABC, as invasões de campo durante toda a confusão no clássico. "Para o ABC a questão é tranquila. O clube está denunciado no artigo 213 pela Procuradoria, mas esqueceu de observar que temos um Boletim de Ocorrência nos autos. O documento mostra que houve a identificação e punição do torcedor infrator no próprio estadio. Desta forma, o clube deve ser absolvido da denúncia", disse o advogado Paulo Rubens, responsável por fazer a defesa do ABC no julgamento.
Rodrigo SenaO volante Bileu, que se envolveu diretamente na briga, acabou sendo punido com quatro partidas
O volante Bileu, que se envolveu diretamente na briga, acabou sendo punido com quatro partidas

Se não perdeu mando de campo, o alvinegro vai ter que pagar uma multa de R$ 8,5 mil, pelos acontecimentos no Frasqueirão. Já o América, corria o risco de perder os pontos da partida e ser declarado derrotado, por ter terminado o jogo com apenas seis atletas em campo. O árbitro Suélson Diógenes colocou na súmula da partida que o atacante Lúcio teria forçado sua expulsão, justamente para encerrar o clássico. O clube foi absolvido da acusação, mas, foi condenado a pagar uma multa de R$ 7,5 mil.

"Não houve, não existiu a intenção dos atletas de encerrar a partida. A defesa vem pedir a absolvição do clube no artigo 205. Por fim, o clube está denunciado no 213, porém, não houve desordem da torcida. Os objetos arremessados em campo foram relatados na súmula como lançados pela equipe do ABC. Desta forma, a defesa pede a absolvição do América, que não tem nenhuma denúncia neste artigo, não sendo reincidente específico", disse Osvaldo Sestário, advogado do América, fazendo a defesa de Lúcio.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário