Igreja inicia período da Quaresma

A Missa da Quarta-feira de Cinzas foi celebrada por Dom Jaime na Catedral MetropolitanaFiéis católicos compareceram a Catedral Metropolitana de Natal para as celebrações da Quarta-Feira de Cinzas, missa que marca o início do período da Quaresma - tempo litúrgico devotado à penitência e preparação pascal, que segue pelos próximos 40 dias. Foram realizadas duas missas.

A missa da manhã foi celebrada, às 11h,   vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, padre Elieson Cassimiro. E a da noite, às 19h, pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. 

Durante a homilia, Dom Jaime falou sobre a renúncia do Papa Bento XVI. Ele disse que o gesto do Papa foi de coragem e que Igreja reza confiante pelo Papa. "Ele disse que se sente confortável e que seu gesto foi para o bem maior da Igreja. O apego é fundamental para algumas pessoas, mas para a Igreja, devemos incorporar e refletir sobre o gesto do Papa", afirmou Dom Jaime.

O arcebispo comentou ainda sobre a mensagem do Papa em sua primeira aparição pública após anunciar sua renúncia. Bento XVI falou a milhares de peregrinos em uma audiência geral no Vaticano nesta quarta-feira (13). Ele incentivou os jovens a terem participação mais ativa na comunidade e na Igreja. A mensagem foi enviada no momento em que o Brasil lança a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema Fraternidade e Juventude e o lema "Eis-Me Aqui, Envia-Me!". O Brasil será sede em julho da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio.

"Convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais, no Evangelho de Jesus, o sentido da vida, a certeza de que é por meio da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime", disse o papa. 

Dom Jaime também comentou sobre a presença do Papa na Jornada Mundial da Juventude. "Esperávamos a presença do Papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude, mas ele já havia dito, tranquilamente, que se ele não fosse ele, seria o seu sucessor. Ele disse em sua mensagem que os jovens vivam conforme o evangelho e sejam sinais dos novos tempos na humanidade", disse ele.

Às vésperas da abertura da Campanha da Fraternidade em Natal, a pedinte Ana Catarina Moura de Oliveira estava sentada, com dois filhos, na porta lateral da Catedral Metropolitana, na missa das 11 horas. 

Uns poucos fiéis, caridosamente, davam alguma doação em dinheiro, na entrada ou na saída da missa, um ato de solidariedade reforçado em toda Campanha da Fraternidade, que a mendiga Ana Catarina de Oliveira, residente em Mãe Luiza, resumia numa só frase, ao lhe ser perguntado como ela entendia ser a campanha: "É doação!"

O vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, padre Elieson Cassimiro, falou sobre a obrigação que os fiéis católicos tinham de jejuar duas vezes por semana até a Semana Santa, a última semana de março deste ano, na quarta e, principalmente, a cada sexta-feira, "que é obrigatório para quem tem entre 14 e 60 anos".

 O padre explicou que a Quarta-feira de Cinzas marca o início de um tempo que "deve ser mais devotado para a purificação interior, a conversação e uma reflexão maior sobre a nossa condição humana". Na parte final da missa, os fiéis receberam  a imposição das cinzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário