Nove presos conseguem fugir da Cadeia Pública de Mossoró durante o banho de sol


Detentos de alta periculosidade pularam muro com auxílio de cordas improvisadas, as chamadas “Teresas”. Foto: DivulgaçãoUma semana após ter sido interditada pela 1ª Vara Criminal de Mossoró, a Cadeia Pública do município registrou nesta terça-feira (26) a fuga de nove detentos de alta periculosidade, durante o banho de sol. Apesar dos agentes penitenciários que estavam de plantão terem percebido o movimento e tentado evitar a evasão, com disparos para o alto, os presos conseguiram escalar o muro que separa o pátio interno e a área externa da unidade e fugir em direção a um matagal próximo. Até a manhã desta quarta-feira (27), nenhum deles havia sido recapturado.
De acordo com informações da direção da Cadeia Pública de Mossoró, os nove fugitivos aproveitaram o fato de estarem no solário, onde eles ficam soltos durante parte do dia para interagirem, para pular o muro com o auxílio de cordas improvisadas, chamadas de “Teresa”.
Logo após a fuga, o fato foi comunicado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e uma força-tarefa foi montada para tentar localizar e recapturar os nove fugitivos, acusados de crimes graves como homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e assaltos a mão armada. No entanto, nenhum deles foi detido até o final da manhã de hoje.
Conforme a Polícia Militar, Expedito Luiz de Carvalho Neto, de 20 anos e Emerson Ricardo Cândido de Morais, de 21, estão sendo investigados como participantes da execução do agente penitenciário federal Lucas Barbosa Costa, que foi barbaramente assassinado em uma estrada carroçável em dezembro passado.
Emerson foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça de Mossoró. Já Expedito Luiz, que também é conhecido pelo apelido de “Luizinho”, é acusado de ter cometido vários assaltos a mão armada, crimes pelos quais responde juntamente com a acusação de porte ilegal de arma.
Estiver Magaiver Almeida de Moura, 25 anos; Francisco Romário da Silva Brito, 19, que morava na Bahia e veio para o Rio Grande do Norte recentemente; Damião Marques da Silva, 34, acusado de ter participado do assassinato de “Chico do Olegário”, ocorrido em agosto passado na cidade de Assu, durante uma tentativa de roubo; Daniel Soares Firmino Moreira, 24 e Ranielly Brito de Azevedo, 30, todos acusados de homicídio.
Este último é apontado ainda como um dos participantes da execução do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Serra do Mel, Ednaldo Filgueira. A vítima foi assassinada com seis disparos de arma de fogo no dia 15 de julho de 2011, por desconhecidos que o abordaram, atiraram e fugiram logo em seguida.
Os outros fugitivos são: Lucélio de Souza, de 28 anos e que responde por assalto a mão armada e José Ivanildo Pinheiro de Lima, de 20 anos, que já foi preso inúmeras vezes, acusado de tráfico de drogas. A Polícia Militar continua as diligências em busca de recapturar os fugitivos.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário