Vitória aproxima ABC de sair da zona de rebaixamento

Depois de duas derrotas consecutivas atuando como visitantes, o ABC encarou um dos candidatos ao acesso na série B do Brasileiro, mas não se intimidou diante da Chapecoense e venceu por 2 a 0. A vitória e mais três pontos somados, deixam os potiguares a quatro pontos do Atlético-GO, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Essa distância nunca esteve tão próxima e, devido a ela, o resultado devolveu o sentimento de esperança aos torcedores. Gilmar e Rodrigo Silva, em cada tempo de partida, marcaram os gols abecedistas. Sábado (28), também no estádio Frasqueirão, os natalenses enfrentam o Boa Esporte.

Com o número exato de jogos que tem de vencer para colocar em prática a ação de salvamento na série B do Brasileiro, o ABC que ocupa a lanterna da competição desde a quarta rodada, entrou em campo ciente de que tinha um adversário perigoso pela frente. Com uma formação bem mais ofensiva, com três atacantes, o time natalense se esforçou muito na etapa inicial para anular as jogadas de ataque da Chapecoense, que tem o artilheiro da competição até o momento, Bruno Rangel, mas que nos primeiros 45 minutos conseguiu apenas dar um chute a gol.
Isso graças a determinação de Thiaguinho, Flávio Boaventura, Lino e Bigu que conseguiram reduzir os espaços para os catarinenses. Eles chegaram até a rondar com perigo a área abecedista, mas nunca em condições de chutar de forma tranquila. Por outro lado, o ABC apostava na velocidade dos seus homens de frente, procurava trocar passes rápidos e a Chapecoense travava o jogo com faltas. As divididas foram ficando mais rispidas, Boaventura trocou agressões com Thiago Luís, mais o juiz foi pouco rigoroso, mostrando apenas cartão amarelo para ambos.

Conseguindo anular o poderio ofensivo catarinense, a tática do ABC começou a dar certo aos 24 minutos, quando após empurrar o oponente para defesa, Bigu recebeu bola pela esquerda, deu um passe pelo alto para Rodrigo Silva, que dominou mal, mas a bola sobrou na medida para Gilmar bater e fazer 1 a 0. O time alvinegro teve grande chance de ampliar a vantagem com Alvinho aos 39, numa sobra de uma dividida de Gilmar com o goleiro Rodolpho, que não conseguiu se recuperar. Com a bola dominada e apenas um zagueiro pela frente, o garoto chutou por cima.

Gilmar contundido não teve condições de voltar para o segundo tempo, o treinador Roberto Fernandes então aproveitou para recompor o meio-campo optando por colocar o meio-campista Leandro Santos na vaga do atacante. Com os catarinenses dispostos a correr atrás do prejuízo e mais avançados, o ABC passou a apostar nos contra-ataques, que apareceram principalmente com Thiaguinho, mas o lateral não conseguia acertar o último passe. Atuando como jogador surpresa, ele apareceu bem no ataque, mas se mostrou sempre muito disperso no momento de servir ao companhero ou chutar a gol.

Sem realizar uma grande partida a Chapecoense continuou apresentando dificuldades de encaixar um bom ataque, o time paracia sem força e um tanto vacilante na tarefa de marcação. Numa dessas falhas, após a cobrança de um escanteio pela direita, Rodrigo Silva apareceu livre na risca da pequena área, para desviar de cabeça e fazer 2 a 0, garantindo um pouco mais de tranquilidade ao time, ao treinador Roberto Fernandes, bem como aos torcedores.

Se na parte de entrosamento o time deixou a desejar, essa pode dizer que foi a vitória da determinação, da força de vontade, com o tempero suficiente para fazer o simpatizante alvinegro a voltar a confiar no sucesso da missão de salvamento montada pela diretoria do clube.

Ficha técnica

ABC: Wilson Júnior, Thiaguinho, Boaventura, Lino e Wesley Bigu (Rodolfo Testone); Daniel Paulista, Somália (Michel Schomoller) e Giovanni Augusto; Alvinho, Rodrigo Silva e Gilmar (Leandro Santos). Técnico: Roberto Fernandes.

Chapecoense: Rodolpho (Juliano), Fabiano, Rafael Lima, André Paulino e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Paulinho Dias, Athos (Fabinho Alves/Soares) e Neném; Tiago Luís e Bruno Rangel. Técnico: Gilmar dal Pozzo.
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Fonte: TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário