Transferir tecnologia é tão importante quanto os novos aviões, afirma Dilma em visita à Saab

191015-_TUK1613-Editar
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que a transferência de tecnologia que o Brasil já está recebendo, como parte do contrato para a compra dos aviões militares Gripen, é tão importante quanto a aquisição dos próprios caças, que serão usados para a defesa do País. Dilma conheceu as instalações da fabricante Saab, que produz o Gripen NG, na cidade de Linköping, na Suécia.

A presidenta foi recebida pelo diretor-presidente da empresa, Hakan Buskhe, e se encontrou com engenheiros brasileiros que estão recebendo treinamento para trabalhar no projeto. “O que a gente chama de transferência de tecnologia nada mais é do que a capacidade que nós temos de ter pessoas que vão absorver os conhecimentos aqui, e serão capazes inclusive de criar outros conhecimentos”, disse.

Ela destacou que os técnicos que estão sendo treinados na Suécia têm uma importância imensa para o Brasil. “Eles são o futuro”. Os novos caças serão usados pela Força Aérea Brasileira (FAB) a partir de 2019.

Além das instalações da fábrica, Dilma conheceu diversos produtos da Saab e entrou no cockpit de uma réplica do caça Gripen NG. Aos engenheiros brasileiros e suas famílias, a presidenta enfatizou que ao Brasil interessava mais do que simplesmente comprar os caças.“Nos interessava comprar um avião e que a tecnologia fosse transferida”.

A visita à Saab foi o último compromisso oficial da presidenta no país escandinavo, antes de embarcar para Finlândia, onde tem compromissos oficiais nesta terça-feira (20).

http://blog.planalto.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário