TEMER, O PRESIDENTE QUE NÃO OUSA SAIR NA RUA

Michel Temer é, definitivamente, um presidente acuado, , com medo permanente das vaias; desde que assumiu o cargo, ele evita as ruas; quando é inevitável o contato externo, seus assessores tentam engessar a plateia para evitar reações contrárias a ele; a ida de Temer à cidade de Chapecó (SC), para homenagear as famílias das vítimas do acidente com a Chapecoense, é mais uma prova disso; ao invés de ir ao encontro das pessoas, no velório coletivo, Temer decidiu que são as famílias que deverão ir até ele no aeroporto; a posição gerou a reação do pai de um dos jogadores, que definiu como "falta de respeito" a imposição do presidente; a atitude de Temer contrasta com a forma de agir da sua antecessora; em 2013, Dilma Rousseff foi ao velório das vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), cumprimentou familiares e chegou a chorar; o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept, ironizou o medo do presidente; para ele, a atitude de Temer, além de ser "tão reveladora", é, também, um "cálculo nojento"
247 - Michel Temer é, definitivamente, um presidente acuado. Desde que assumiu o comando do país, ele evita as ruas. Quando é inevitável o contato externo, seus assessores tentam, ao máximo, engessar a plateia para evitar qualquer reação contrária a ele. A ida de Temer à cidade de Chapecó, para homenagear as famílias das vítimas do trágico acidente que vitimou atletas e jornalistas, é mais uma prova disso. Ao invés de ir ao encontro das pessoas, no velório coletivo, que ocorrerá no estádio, Temer decidiu que são as famílias, extremamente abaladas com o episódio, que deverão ir até ele no aeroporto, para receber a "homenagem". Esta posição do presidente, gerou a reação do pai de um dos jogadores da Chapecoense, que contrário à atitude de Temer, definiu como "falta de respeito" a imposição do presidente da República.

Osmar Machado, pai do zagueiro Filipe Machado, afirmou que não irá ao encontro de Temer. "Eu não vou, de jeito nenhum. Ele que tem que vir aqui. Você acha que eu vou deixar o meu filho aqui (no velório) e vou lá dar um abraço nele só porque ele é presidente? Eu acho até uma falta de respeito dele ficar lá. Eu acho que ele teria que vir aqui participar, ficar aqui", disse.

A cerimônia para entrega das medalhas ocorrerá na manhã deste sábado (3), no aeroporto de Chapecó (SC). A homenagem será prestada ao time de futebol e às 77 pessoas que estavam na aeronave, das quais 71 morreram. De acordo com o Planalto, a medalha é um reconhecimento do governo e do povo brasileiro pelos serviços prestados ao país pelas vítimas da tragédia. A entrega da Ordem do Mérito Desportivo ocorrerá durante a cerimônia de honras fúnebres, após o desembarque dos aviões da Força Aérea Brasileira, que trarão os corpos das vítimas da Colômbia para a cidade catarinense. A previsão é de que Temer não participe do velório coletivo, que ocorrerá na Arena Condá, o estádio da Chapecoense.

A atitude de Temer é completamente contrastante com a da ex-presidente Dilma Rousseff. Um exemplo disso é que Dilma chegou a cancelar uma viagem internacional pra se solidarizar com as vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS).  Visivelmente comovida, Dilma cumprimentou familiares de algumas das vítimas e chorou ao consolar pais de jovens mortos na tragédia, ao visitar o Centro Municipal de Desportos, onde ocorria o velório das 232 vítimas. O caso ocorreu no início de 2013.

O jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept, ironizou, via Twitter, o medo de Temer. Para ele, a atitude de Temer, além de ser "tão reveladora", é, também, um "cálculo nojento". O comentário do jornalista: Brazil's Temer to skip public wake for plane crash victims due to fear of booing, which is a) so revealing & b) a disgusting calculation.

Abaixo a nota da presidência sobre a participação de Temer:

O presidente Michel Temer participa, na manhã deste sábado, no aeroporto de Chapecó, da Cerimônia de Honras Fúnebres em homenagem às vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol e jornalistas para a partida contra a equipe do Atlético Nacional de Medellin.

Durante a cerimônia, o Presidente da República vai entregar às famílias a Medalha da Ordem do Mérito Desportivo como reconhecimento do governo federal e do povo brasileiro pelos serviços prestados ao País por todos os que estavam naquele vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário