Cotas geracionais abriram espaço para jovens no PT no 4º Congresso

Além das cotas étnico-raciais e a paridade de gênero, o 4º Congresso do PT, em 2011, aprovou também as cotas geracionais. A medida institui reserva de 20% para jovens entre 15 e 29 anos em todas as instâncias partidárias, o que inclui os 4 mil diretórios por todo o país, além da Comissão Executiva Nacional que hoje conta com quatros jovens cotistas, segundo o Secretário Nacional de Juventude, João Paulo Farina (26).

“De 2011 para cá, o partido tenta colocar no centro da estratégia agendas para dialogar com o que já representa a maioria da população de trabalhadores brasileiros”, afirmou ele.  Farina lembra que a maior parte da População Economicamente Ativa (PEA)  hoje é composta de jovens, e que a maioria da população brasileira é de mulheres e de negros e negras.

Segundo Farina, os governos petistas permitiram o acesso à cidadania de parte da população que era excluída e que ampliou a sua participação política. “Há um pano de fundo que levou à discussão das cotas e o PT não poderia ficar de fora”, diz. Ele lembra que as cotas partidárias refletem o debate da reforma política, já que o PT defender maior representatividade na Câmara e no Senado e que, portanto, deve ampliar a sua representatividade internamente.

Para o Secretário, a instituição das cotas abriu portas e possibilitou a formação política de milhares de jovens, que se constituíra politicamente a partir dessa experiência nas instâncias partidárias. “Esse jovens hoje tocam o partido, e que se não tivessem sido abertas essas cotas, eles jamais teriam entrado”, explica. Além disso, nas últimas eleições, houve inúmeras candidaturas à prefeito e vereador de jovens que estavam atuando no partido por conta das cotas.

Pautas prioritárias para a juventude como o extermínio da juventude negra, o tráfico de drogas e alternativas econômicas mais inclusivas, como a reforma agrária e a economia solidária passaram a vigorar com mais intensidade no debate.

Após o 3º Congresso da Juventude do PT, os jovens petistas definiram a autonomia financeira como pauta prioritária. Por isso, segundo Farina, eles vão pedir 10% do fundo partidário no Congresso deste ano.

Essa reportagem integra a série sobre a histórias dos Congressos Nacionais do PT, produzida em ocasião do 6º Congresso Nacional, que ocorrerá em junho. Para ler as outras matérias, clique aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário