Servidores ocupam AL em protesto contra congelamento de gastos e salários do Estado

Um grupo de servidores públicos ocupou o Plenário da Assembleia Legislativa (AL), nesta quinta-feira (13), em protesto contra o congelamento dos gastos gerais e dos salários dos trabalhadores estaduais, aprovado durante a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018.

Além do congelamento dos gastos e salários, eles protestaram a rejeição da discussão de uma emenda, apresentada pelo Fórum dos Servidores do RN, que estabelecia que os demais Poderes, além do Executivo, fizessem a complementação, em caso de déficit previdenciário, em favor do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN).
protesto-servidores
A emenda havia recebido a assinatura de 13 dos 24 parlamentares da AL, entre os quais o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, invocou o regulamento interno para não discutir a proposta. Ele alegou que os parlamentares já haviam rejeitado, à unanimidade, a matéria na Comissão de Finanças e Orçamento.

Mineiro atuou na mediação do conflito, mas ressaltou que compreendia a revolta dos servidores. “Essa regra de não votar mais no plenário emenda que fora rejeitada à unanimidade na comissão nunca tinha sido seguida aqui”, declarou.

Após desocuparem o Plenário, os servidores realizaram um ato em frente à Assembleia Legislativa.

Fotos: Vlademir Alexandre e Ohara Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário