Uern conquistou nesta semana, pela segunda vez, prêmio do Instituto Nacional de Educação de Surdos - Foto: Divulgação Uern
Pela segunda vez, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu a premiação do Congresso Internacional e Seminário Nacional (Coines) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). O trabalho “Processo de inclusão no cinema: narrativas autobiográficas de um surdo na cidade de Mossoró” da professora Dra. Ana Lúcia Aguiar foi um dos 14 premiados no evento realizado no Rio de Janeiro, de 09 a 11 de novembro.
A docente, que é titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain) da Uern, comemorou o resultado. “Colegas, conquistamos mais uma vez. Avante, Uern socialmente referenciada, inclusiva e includente”, exaltou.
Essa foi a terceira participação da Universidade no Coines, pois entende, conforme Ana Lúcia, “a relevância da soma com espaços de reafirmação dos benefícios, das vitórias e os desafios da comunidade surda”.
Evento
O Coines 2022 chegou a sua 21ª edição abordando o tema “165 anos de desafios e conquistas” em alusão ao aniversário do Ines e se propôs a ser um espaço para afirmar os ganhos, as conquistas e os desafios que ainda permanecem para a comunidade surda.
Por meio da surdocentralidade, da valorização de todos os seus traços e manifestações identitárias e culturais, da Libras como língua primeira de comunicação e por uma educação verdadeiramente bilíngue, a comunidade celebra e posiciona o Ines como um dos principais expoentes da implementação de políticas públicas voltadas para surdos e da disseminação de práticas bilíngues.
agorarn
Nenhum comentário:
Postar um comentário