Dnit ignora solicitações do Idema

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RN) não apresentou o projeto executivo de drenagem da BR-101, no trecho das imediações do rio Pitimbu, em Emaús. O documento solicitado pelo Idema-RN deve apontar quais e quando as intervenções serão feitas para evitar o aprofundamento da cratera formada na marginal da rodovia federal, próximo ao trecho de 50 metros que ruiu, no mês passado. Com essa providência, o órgão estadual pretende uma solução para o volume de água pluvial, oriundo de Emaús e da avenida Maria Lacerda.


júnior santosIdema volta a alertar sobre risco iminente de novos assoreamentos do rio Pitimbu próximo à BR-101Idema volta a alertar sobre risco iminente de novos assoreamentos do rio Pitimbu próximo à BR-101
Com as chuvas desta semana, o problema só se agravou e a água escavou uma voçoroca paralela à via marginal, sentido Parnamirim – Natal. Todo sedimento dessa nova cratera desce rumo ao leito do rio Pitimbu, ocasionando mais o assoreamento.  As estruturas de  concreto construídas recentemente para escoar a água cederam e permanecem expostas, aumentando o risco de novo afundamento do asfalto.

Na edição do dia 23 de fevereiro, a TRIBUNA DO NORTE publicou que o Dnit-RN ainda não havia apresentado o projeto das obras que pretende realizar naquele trecho da BR-101. Após as chuvas abrirem uma cratera com mais de 50 metros de comprimento, o local recebeu alguns reparos, mas não solução definitiva. O Idema concedeu dispensa de licença ambiental, em agosto de 2008, mas a obra não foi iniciada.

Segundo nota divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande (Idema/RN), o serviço executado na BR-101, referente à recomposição do trecho da rodovia que rompeu em aproximadamente 50 metros, não apresenta sinais de desgaste. O trecho que apresenta erosão, mostrado em matéria publicada na última quinta-feira, dia 10,  é a marginal esquerda da BR-101, conhecida como “Parnamirim Road”, que recebe contribuição de águas pluviais provenientes de Emaús e da avenida Maria Lacerda.

Informações da assessoria de imprensa do Idema dão conta que o Insituto reiterou, no último dia 10,  por meio de ofício ao Dnit-RN, a solicitação de envio do projeto executivo de drenagem da BR-101. O projeto já havia sido requerido pelo órgão estadual, quando houve o deslizamento do trecho de 50 metros da BR-101, em janeiro, para compor o laudo técnico sobre as causas incidente. O laudo permanece inconcluso, ainda segundo a assessoria, por falta do documento.  Na semana passada, o Idema aprazou em 72 horas a apresentação do projeto, por parte do órgão federal responsável pela infraestrutura de transporte, que não foi cumprido. Na próxima segunda-feira (14), a direção do Idema irá se reunir para estudar quais medidas  poderá aplicar.

A TRIBUNA DO NORTE tentou sem sucesso o contato com o superintendente do Dnit-RN, Ézio Gonçalves, e foi informada pela assessoria de imprensa que ele continua viajando. À pedido da assessoria de imprensa foi encaminhado, via e-mail, questionamentos acerca do projeto e sua execução. No entanto, o órgão se restringiu a responder que “na tarde desta sexta-feira (ontem) está recebendo o projeto da ATP Engenharia para em seguida encaminhar ao Idema. Na segunda-feira (14) poderá responder as perguntas pertinentes ao caso”.


TN RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário