Está chegando a hora da verdade

A aproximação do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - que será realizado de 28 a 30 deste mês - cria uma ansiedade nos alunos. E o que fazer para se sentir mais preparado para a tão esperada prova? O TN Vestibular preparou várias dicas para ajudar os candidatos nas semanas que antecedem a maratona de provas.

 
Rodrigo SenaOs aulões são uma boa alternativa para revisar os conteúdos das aulas e reduzir a ansiedadeOs aulões são uma boa alternativa para revisar os conteúdos das aulas e reduzir a ansiedade
É natural que a proximidade da prova provoque nervosismo e ansiedade, mas quem não manteve uma rotina regular de estudos durante o ano não vai conseguir recuperar o tempo perdido. Alguns vestibulandos querem estudar 12 horas por dia, correm para revisões de véspera, não se alimentam, não dormem. Só que essa não é a solução.

Para o professor de Física, Carlos André, os alunos podem sim aproveitar esses últimos dias para participar de aulões de revisão. “É interessante sim participar dessas aulas, mas sem exageros. Nada de virar a noite ou passar 12 horas assistindo aula. Como o próprio nome diz é uma revisão”, explica o professor.

Outra recomendação é descansar na véspera das provas. Evitar pegar nos livros e, se quiser, fazer um programa bem tranqüilo. Mas, tem estudante que não segue a orientação e estuda bastante. Quem faz isso, em geral, diz que a revisão de última hora dá resultado. 

Mas os professores alertam que esse tipo de tática só dá certo, de verdade, para quem estudou ao longo do ano e aproveita os momentos finais apenas para recordar os principais pontos da matéria. O ideal é manter o equilíbrio, não acelerar o ritmo de estudos. O duro é convencer os alunos disso porque, quem se esforçou durante o ano quer aprender um pouquinho mais e quem não estudou o suficiente, quer aprender tudo agora.

Para manter a tranquilidade, é importante está bem emocionalmente. Isso pode fazer a diferença na hora da prova. Por conta da preparação, muitos alunos acabam não tendo tempo para cuidar da saúde física e, principalmente, mental. 

Uma dica é se imaginar nos dias das provas, desde a entrada no local até o momento da resolução das questões. Esse processo mental ajuda a se familiarizar com o ambiente, com a rotina do dia, e pode diminuir a ansiedade.

A colaboração dos pais também é importante neste período. Alguns pais são omissos, outros ameaçam o estudante, dizendo que, se ele não passar, terá que trabalhar no ano que vem. De nada adianta. “Os pais têm que oferecer suporte neste momento de insegurança", afirma Eudes. 

E se, mesmo com tanto esforço, o vestibulando não conseguir uma vaga na universidade? O resultado do exame é fruto de um processo de preparação longo e não da última semana. Se ele cumpriu sua responsabilidade, que é se preparar, agregar conhecimento e buscar informações sobre o mercado em que quer atuar, tem muitas chances de ser aprovado.

Mas vale lembrar que essa não é a única chance da sua vida. Por isso, não garantir uma aprovação não será o fim do mundo.

Alimentação

Dicas dos nutricionistas para os vestibulandos que vão enfrentar a maratona de provas

Aquele ditado “você é o que come”, é a mais pura realidade e deve ser seguido a risca, principalmente, pelos vestibulandos que precisam de muita energia para suportar vários dias de provas. 

Entre as dicas dos nutricionistas estão: evitar frituras, bebidas alcoólicas e comidas de rua, cujo preparo não é confiável. Veja outras dicas que devem ser seguidas nas semanas que antecedem e no dia da prova. 

Na véspera do vestibular:

- Frituras e alimentos de difícil digestibilidade devem ser evitados a partir de 48 antes do vestibular e até o final do período de provas. Portanto, deixe a feijoada, a batata-frita, o bife à milanesa, os molhos de quatro queijos e outros assemelhados para depois das provas.

-É importante evitar consumir alimentos diferentes do habitual para reduzir o risco de intoxicações, alergias alimentares ou mal estar gastrointestinal. 

-Também se deve evitar consumir alimentos fora de casa visando reduzir o risco da ocorrência de doenças de origem alimentar, decorrente da ação de microrganismos que causam diarréias, vômitos e febre como sintomas mais frequentes.

- Bebidas alcoólicas não ajudam no vestibular, pois o fígado sobrecarregado dificulta a liberação de energia para o cérebro. Se o vestibulando abusar das bebidas alcoólicas na véspera das provas ainda vai ganhar uma companhia indesejável na hora da prova: a popular ressaca!

Nos dias do vestibular

-É recomendado não fazer as provas de estômago vazio. É importante tomar o café da manhã para compensar o período do jejum noturno ocorrido nas horas em que o vestibulando estava dormindo. Consumir carboidratos complexos (pães integrais, bolos sem recheio, tapioca, cuscuz, granola, cereais matinais integrais) é importante, pois eles são boas fontes de energia.

-Consumir frutas conforme a preferência, seja em pedaços, ou suco, ou ainda vitaminas. 

-As gorduras possuem uma digestibilidade longa. Evite queijos gordurosos como queijo de manteiga, coalho ou mussarela. Queijos brancos ou requeijão são boas opções. 

- Devido a tensão e o estresse , a produção de ácido lático e radicais livres também ficam elevadas. Refeições contendo alimentos leves e frutas suculentas (com bastante água e antioxidantes naturais) são fundamentais em todas as refeições durante o período de provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário