Mestre Tião Oleiro será homenageado na Teia Nacional da Diversidade

O Mestre Tião Oleiro esteve neste domingo, 18, na comunidade do Taboão (Ceará-Mirim), em mais uma atividade comemorativa do seu aniversário de 100 anos. Ele será um dos homenageados, também, da Teia Nacional da Diversidade, que acontece em Natal entre os dias 19 e 24 de maio. Mestre Tião receberá a homenagem das mãos da ministra da Cultura, Marta Suplicy, nesta quinta-feira, 22.

O aniversário de 100 anos do mestre da cultura popular Tião Oleiro, completados na última quarta-feira, 14, foi comemorado também em Ceará-Mirim, sua cidade-natal, com uma missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Sebastião João da Rocha, nome completo de Tião Oleiro, é criador do grupo folclórico Congo de Guerra, de Ceará-Mirim. Ele é um dos nossos mestres da cultura popular inseridos na Lei do Patrimônio Vivo, cuja autoria é do deputado Fernando Mineiro (PT). A lei oferece auxílio a folcloristas, mestres e grupos da cultura popular com mais de 20 anos de atuação no RN.

Confira aqui galeria de imagens da comemoração do domingo

TEIA NACIONAL DA DIVERSIDADE

A TEIA Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva – será realizada de 19 a 24 de maio, em Natal (RN). Promovida pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC), a TEIA 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.
“Desta vez teremos uma TEIA muito especial, porque irá reunir no mesmo encontro pontos de cultura e segmentos da diversidade, com a presença de instituições parcerias. A TEIA da Diversidade será um importante espaço de fortalecimento e articulação de toda a rede”, diz ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Clique aqui para saber mais informações sobre a TEIA

Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário