Iraque inicia ofensiva para libertar Mossul do Estado Islâmico

Iraque iniciou ofensiva para libertar Mossul do Estado Islâmico (Foto: Khalid Mohammed/AP)
As forças iraquianas iniciaram a ofensiva para libertar Mossul do controle do Estado Islâmico, afirmou em comunicado na madrugada desta segunda-feira (horário local) o premiê iraquiano, Haider al-Abadi, segundo a rede americana de TV CNN.

A operação deve durar semanas ou mesmo meses. A coalizão internacional liderada pelos EUA e as forças iraquianas vêm realizando há mais de um ano ataques aéreos contra posições do EI com objetivo de enfraquecer os jihadistas.
O Iraque concluiu neste domingo a mobilização de suas unidades na cidade de Al Qayara, que fica ao sul de Mossul, em sua preparação para a ofensiva que tem como objetivo expulsar o grupo jihadista da cidade.

Desde a semana passada, as forças iraquianas apoiadas pela aviação da coalizão internacional liderada pelos EUA vêm fazendo seus últimos preparativos para iniciar a ofensiva para libertar Mossul, o último bastião do Estado Islâmico no Iraque.

A cidade, a segunda mais importante do país, foi capturada pelos extremistas em junho de 2014. Neste ano, o EI foi perdendo parte dos territórios que controlava e a maior parte das cidades importantes, sendo Mossul seu domínio mais valioso na atualidade.
Rebelião

Na sexta-feira, o Estado Islâmico desbaratou um plano de rebelião em Mossul liderado por um dos comandantes do grupo que pretendia mudar de lado e ajudar a entregar a capital iraquiana do califado às forças do governo.
O EI executou 58 pessoas suspeitas de participação no complô depois que o plano foi descoberto na semana passada. Segundo testemunhas, os amotinados foram mortos afogados e seus corpos foram enterrados em uma vala coletiva nos arredores da cidade.

Do G1, com agências de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário